Resultado

O Intervalo – fórum de arte apresenta a lista de selecionadas e selecionados na residência virtual Fri(c)ções: cartografias em tempos de crise.

Foram analisadas aproximadamente 70 inscrições que revelaram uma diversidade de territórios, trajetórias e experiências estéticas. A leitura atenta de cada proposta priorizou a manutenção dessa diversidade aliada à aderência e relevância com relação ao tema, bem como as condições de realização em formato virtual e as possibilidades de desenvolvimento e diálogo ao longo do processo. Ao todo foram selecionadas as seguintes candidaturas:

Edson Macallini (SC)

Henrique Reis (BA)

Julia Milward (DF)

Lanussi  Pasquali (BA)

Lara Perl (BA)

Laryssa Machada (BA)

Morani Ààrô (RJ)

Rafael Ramos (BA)

Sarah Hallelujah (RS)

Victor Mota (BA)

A comissão de seleção foi formada pelos seguintes membros:

Cynthia Cy Barra é yawô de Naná, filha da Iyalorixá Marlene de Naná, do Ilé Obìnrín Omi Àṣẹ Ayra. Escritora. Pesquisadora em artes verbo-visuais: poéticas indígenas, de povos de terreiro, de mulheres negras. Docente do Curso Interdisciplinar de Artes/UFSB e do Mestrado Profissional em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER/UFSB). Integra o coletivo de escritoras e fotografes do Projeto Profundanças* e o projeto colaborativo de escrita 50 Lésbicas para Lembrar*. É da equipe de curadoria da Revista Miolo, Tiragem – Laboratório de Livros /UFBA. Faz parte da equipe de coordenação editorial da série de livros Transfluência: Ensino, Gênero, Relações Étnico-Raciais (PPGER/UFSB/Editus/UESC). Escreve-desdobra o projeto de pesquisa-criação Ìlẹ̀kùn: ancestralidade, poética-design de livros (2020-2023).

Alan Adi é artista visual e seu trabalho passa por pesquisar comumente temas relacionados ao Nordeste, evidenciando a produção artística vinda da região ao mesmo tempo em que esta dá suporte para a construção de trabalhos que discutem questões relacionadas à formação da sociedade brasileira, a exemplo da migração, da economia, da história e da educação. Interações entre a herança social das imagens associadas ao Nordeste e o atual contexto de nação povoam boa parte de sua pesquisa recente que se atrela aos formatos usuais da poética visual nordestina brasileira. Entre participações em seleções, foi um dos finalistas do 7º Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça (2019), Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo (2016) e III Prêmio EDP nas Artes/ instituto Tomie Ohtake (2012).

Uriel Bezerra é educador, pesquisador e curador independente. Participou do curso de formação de curadores do projeto Museu/Escola Lina Bo Bardi, promovido pelo Bienal da Bahia e o Museu de Arte Moderna da Bahia. Realizou, com Ines Linke, a curadoria da exposição itinerante Ecos do Atlântico Sul (2018-2019), projeto do Goethe-Institut. Entre 2018 e 2019 foi professor substituto da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Desde 2018 também coordena com Ines Linke e Lia Krucken, através do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UFBA, o fórum de arte Intervalo, no qual são realizados debates periódicos, residências artísticas e exposições. Tem como foco em suas pesquisas a relação entre arte e poder, memória e apagamento.

Links:

*Projeto Profundanças: http://vooaudiovisual.com.br/projects/profundancas3

*50 lésbicas para lembrar: http://vooaudiovisual.com.br/projects/profundancas3

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